sexta-feira, 20 de maio de 2016

O meu olhar sob minha escola - Turma do Pré


As crianças desde muito cedo apresentam grande interesse pela vida do adulto, e desse modo às profissões aparecem com frequência em suas brincadeiras do faz de conta. Enquanto as crianças brincam, elaboram e reelaboram as profissões colocando no lugar dos pais ou do professor. Desta forma a turma do Pré da prof. Vitória Wingert está trabalhando o projeto: “Quando eu crescer quero ser...”, onde os alunos terão a oportunidade de compreender a função social do trabalho e das profissões, conseguindo identificar as principais profissões de sua comunidade. Proporcionar às crianças conhecerem a diversidade das profissões e valorizá-las nos diferentes espaços e épocas, despertando o interesse por uma melhor qualidade de vida, através da escolha consciente da profissão. Perceber que há uma gama muito maior de possibilidades de atuação.
O primeiro profissional que os alunos escolheram para trabalhar foi o FOTOGRAFO, em função de a fotografia estar presente da vida de todos os indivíduos em nosso século, inclusive se fazer muito presente na vida das crianças, uma vez que os pais buscam registrar cada momento, feito e conquista de seus filhos, uma vez que grande parte das famílias possuem aparelhos que fotografam como, celulares, tablets, câmeras entre outros.
A melhor maneira de internalizar um conteúdo é vivenciando o mesmo, desta forma, os alunos tiveram o DIA DE FOTOGRAFO, onde puderam utilizar câmeras e fotografar o que mais lhe chamava atenção, o que eles mais gostavam e onde se sentiam bem no ambiente escolar.
 
Julia procurando o melhor ângulo.

O Guilherme fotografando a natureza.

Thomas caprichando no foco.

Rebeca concentrada para fazer a foto.

O Marcelo muito interessado com os brinquedos.

Ysabelli procurando ajuda para fazer uma foto.


Segue as fotos tiradas pelos alunos:



Todo comportamento da criança se organiza de acordo com os estímulos predominantes... Desenvolvendo-se culturalmente, a criança tem a oportunidade de criar ela mesma esses estímulos que no futuro influenciarão e organizarão seu comportamento e atrairão sua atenção VYGOTSKY e LURIA, 1996, p. 194 e 195
Hora do brincar na escola, fotos tiradas pela professora:



Nenhum comentário:

Postar um comentário